Imagem capa - Casamento ao ar livre por Vanessa Aune
Matérias

Casamento ao ar livre

Um casamento ao ar livre é o sonho de muitas noivas. A cerimônia e a festa ganham como pano de fundo elementos da natureza, tais como o céu, a grama, as árvores ou mesmo o mar, adicionando ainda mais romance no grande dia. Com isso por consequência demandam de grande infraestrutura para dar conta de fatores externos.


Foto: Paulo Lima

Quente ou Frio?

O clima, por exemplo, é um importante fator para que tudo ocorra conforme o planejamento. Escolher bem a época do ano para que os convidados e os noivos se sintam confortáveis e não sintam muito calor é um ponto que devemos levar em consideração. O calor também é muito ruim para as flores, doces, bolo etc. Com isso escolha a época do ano que seja mais fresco o inverno, outono e primavera é uma boa dica dependendo da região que for realizado o casamento. Caso opte em casar numa região que costuma ser muito frio, pense em aquecedores, isso pode criar ambientes mais quentinhos e aconchegantes.

Outro item que merece atenção é as chuvas, em locais abertos deve haver preparação com toldo ou um plano B para lidar com uma possível mudança de tempo. A acomodação dos convidados, cerimônia a distribuição dos itens de decoração, tudo precisa ser muito bem planejado. Não queremos que os noivos tenham nenhum tipo de prejuízo em caso de danos no mobiliário e de itens de decoração.

Há muitos detalhes nos casamentos ao ar livre


Toldo feito na Ilha Fiscal para casamente de 300 pessoas.

Foto: Cristal Palace

Pense no Buffet:

Os alimentos também merecem atenção especial em dias muito quentes, para que sejam servidos sem perder a qualidade. Além disso normalmente os casamentos feitos ao ar livre começam mais cedo. Dessa forma integramos todos os aspectos naturais ao visual desse dia tão especial.

Uma das minhas sugestões é colocar águas saborizadas na cerimônia, como um welcome drink. Assim os convidados ficam mais à vontade em aguardar ansiosos a entrada da noiva.

Outra dica é não sirva somente comidas volantes, tenha algo estacionado e que o convidado possa comer a hora que ele quiser. Os casamentos de dia são mais longos e as pessoas ficam mais tempo na festa, com isso é importante ter comida para que as pessoas não sintam fome.


Mesa de antepastos para recepcionar os convidados:

Foto: Marina Fava

Garanta que esses fatores de estejam preparados:

Falando em planejar, vamos falar de decoração. Uma dica bem legal é ter mesas distribuídas em espaços mais frescos, como em baixo de arvores e perto de locais de circulação de ar. Um ponto que temos que pensar e que afeta muito a decoração é o vento. Existe locais que determinadas épocas do ano venta muito e com isso existe alguns detalhes na decoração que ficam inviáveis em função dele, como: Arranjo alto nas mesas de convidados, velas no tento, fores suspensas, etc. O bolo e os demais itens a serem servidos devem estar debaixo de uma cobertura a fim de evitar acidentes, seja chuva ou mesmo poeira que chega pelo vento ou o sereno.


Foto: Giovani Garcia

Vamos falar de segurança;

Para a segurança é importante delimitar a área e contar com equipe de segurança para resguardar a todos. Para evitar os acidentes, como quedas, é bom deixar bem claro onde é o espaço da festa e limitar a circulação nos outros lugares, assim evitando acidentes graves.

Outro item importante para um evento de sucesso é a escolha de uma boa empresa de gerador, para que consiga sustentar a festa até o final e que haja nenhum problema com energia e nem uma sobrecarga.


Foto: Aline Machado

Casamento ao ar livre é possível sim!

Viu como a infraestrutura é um fator crucial para execução do seu casamento ao ar livre? A infraestrutura é muito importante e deve ser escolhida com calma. Não perca a oportunidade de realizar o casamento dos sonhos por conta de detalhes que podem ser resolvidos facilmente com uma boa assessoria e orientação.

São tantos os detalhes que você pode estar se sentido cansada só em pensar em realizar um casamento ao ar livre, mas fique tranquila. A palavra que faz toda a diferença aqui é "planejamento", essencial para estar preparado para quaisquer situações.

Interessada? Entre em contato conosco e peça já um orçamento!


Foto: Giovani Garcia