05/06/2019 às 23:44 Matérias

Cerimonialista: você sabe qual a importância desse profissional para a sua festa ?

2134
5min de leitura

O melhor argumento para contratar um cerimonialista, certamente, você vai encontrar ao conversar com alguém que não o fez essa contratação para o seu evento. Simplesmente porque quem abriu mão de um profissional especializado na hora de organizar seu casamento passou por “apertos” angustiantes, que comprometeram a felicidade de um dia tão especial.

Por vezes, os noivos pensam que podem resolver tudo sozinhos, contando com a ajuda de amigos e familiares. Porém, boa vontade não é sinônimo de conhecimento. Sem experiência, uma “simples” escolha de buffet, por exemplo, pode resultar em uma dor de cabeça sem antecedentes.

Para garantir um planejamento tranquilo e a realização de um sonho, com todos os detalhes minuciosamente orquestrados, não há dúvida: sua primeira providência é encontrar um cerimonialista experiente e qualificado. Ele transformará cada preparativo em razões para sorrir, deixando noivos e convidados livres para se concentrar no que verdadeiramente importa: a alegria da festa!

Ainda na dúvida? Quer entender melhor o que esse profissional pode fazer por você? Então siga a leitura deste post!

Foto: Philipe Lima

O papel do cerimonialista na organização do casamento

Casamento é um evento complexo, que exige um planejamento muito criterioso e bem elaborado. Basta um detalhe não pensado para desestabilizar o casal — tanto emocional quanto financeiramente!

Ao imaginar o grande dia, os noivos desejam que tudo seja lindo e perfeito. Esperam surpreender seus convidados e compartilhar emoções, compondo um evento que seja um verdadeiro cenário de sonhos.

Agora, responda uma coisa: quando você precisa resolver um assunto, mas não tem conhecimento específico na área, o que faz? Contrata um especialista, não é verdade? Alguém que saiba oferecer soluções eficientes, que lhe deixarão tranquila quanto aos resultados.

Você sabe que precisa contar com profissionais para executar trabalhos para os quais não tem experiência. Por que você não teria essa sabedoria justamente em um dos dias mais importantes de sua vida?

Foto: Love Shake

O cerimonialista é a diferença entre um casamento estressante e o casamento fantástico, que ficará na memória afetiva de todos os envolvidos.

Ao cerimonialista, não escapa nenhum detalhe! Como tem muita experiência no assunto, sabe orientar os noivos em questões que nem mesmo cogitam — mas que são fundamentais para a realização do sonho (sem o perigo de transformá-lo em pesadelo).

Seu trabalho começa no planejamento e organização do evento. Nessa etapa inicial, o cerimonialista ajudará os noivos a:

— Estabelecer um cronograma, bem minucioso, garantindo que nenhum item seja esquecido ou resolvido de última hora.

— Encontrar fornecedores com reputação sólida e que estejam adequados ao perfil do casal.

— Buscar orçamentos diversificados, adequando as expectativas dos noivos ao budget estabelecido. Essa medida é essencial! Sem noção de custos reais, o casal pode pagar muito caro em coisas que poderiam conseguir por preço muito melhor. Por outro lado, podem ter uma ideia equivocada dos custos de suas idealizações, propondo um orçamento muito baixo, incompatível com suas intenções. Cabe ao cerimonialista mostrar os valores praticados e chegar a um consenso sobre os investimentos.

— Negociar e analisar contratos com fornecedores, fazendo a leitura atenta de todos os itens acordados, evitando que os noivos sejam ludibriados. É preciso saber exatamente o que se está contratando, para cobrar pela excelência dos serviços. Contratos são longos, com linguagem nem sempre acessível a leigos. Deixe que o cerimonialista faça seu trabalho e não caia em armadilhas!

— Manter uma planilha financeira, organizando todos os pagamentos necessários e registrando aqueles já executados, além de assegurar que o orçamento predefinido seja cumprido.

— Agendar reuniões com fornecedores e acompanhar o casal em compromissos relacionados ao planejamento da festa, sempre que os noivos requisitarem a presença do cerimonialista, para segurança da compreensão de informações e tomada de decisões.

— Informar a noiva sobre todos os aspectos do “Dia C”, deixando-a muito confiante em relação às suas escolhas e às etapas dos preparativos.

Foto: Ribas

Funções do cerimonialista no dia do casamento

No dia do evento, o cerimonialista age como um gestor, verificando — com antecedência — cada detalhe, conferindo se tudo está de acordo com o planejado e acordado nos contratos. Ele supervisiona todos os serviços e o cronograma, com olhar aguçado, garantindo que nada saia do roteiro.

Certamente, quanto maior e mais detalhista for a festa de casamento, maior será a equipe envolvida em todo o processo. Com experiência, o cerimonialista saberá delegar tarefas e resolver eventualidades, deixando noivos e convidados completamente isentos dessas responsabilidades.

São inúmeros os cuidados que o “Dia C” exige — e o cerimonialista conhece cada um deles. Veja algumas das funções que ele executa durante o casamento:

— Na igreja, confere se a decoração corresponde exatamente ao que foi contratado. Caso perceba alguma incoerência, falará com os responsáveis e solucionará qualquer questão, sem que os noivos ou familiares precisem intervir.

— Auxilia os músicos, equipe de fotógrafos e filmagem, supervisionando para que tudo aconteça no timing planejado.

— Coordena a entrada de padrinhos, noivo e cortejo de entrada.

— Verifica se a noiva está pronta para sua grande aparição, observando arrumação do vestido, véu e buquê. O bom cerimonialista também saberá manter um diálogo positivo, deixando a noiva tranquila e segura de que tudo corre conforme o idealizado.

— Quando tudo estiver perfeito, cabe ao profissional orientar o momento da entrada da noiva com o pai, bem como a condução da daminha de honra e o pajem.

— Acompanha toda a cerimônia e permanece atento, agindo rapidamente diante de qualquer imprevisto.

Foto: Roberta Paiva

— Organiza o cortejo de saída, solucionando eventuais dúvidas dos convidados sobre o local da festa. Também ajuda os noivos a seguirem para a próxima etapa, mantendo o cronograma combinado. Essa função é bastante importante, pois, como os protagonistas da festa estarão emocionados com a troca de alianças, podem perder o foco quanto aos próximos passos, o que comprometeria o desenvolvimento das ações previstas para a sequência. É papel do cerimonialista ser um guia solícito, que, sutilmente, manterá a organização orquestrada.

— Observa se o trabalho de filmagem, fotografia, música, iluminação e decoração se desenvolvem sem empecilhos. Notando alguma falha, solicita, junto aos fornecedores, as providências corretas para corrigir, rapidamente, os entraves.

— Verifica o serviço de buffet, garçons, entrega do bolo e demais itens pertinentes às bebidas e comidas oferecidas na festa, sempre com atenção ao cronograma das atividades e respeito ao descritivo do que foi contratado.

— Orienta tanto os profissionais envolvidos quanto os noivos, para que momentos como a valsa, fotografias com cada um dos convidados, partilha do bolo e o tradicional lançamento do buquê sejam realizados na hora oportuna.

— Auxilia na desmontagem e inspeção de todo o espaço da festa, ajudando também com os presentes e eventuais objetos esquecidos pelos convidados.

Foto: Ribas

Cansou só de ler, não é verdade?

Quando os noivos pensam que podem organizar tudo sozinhos, dificilmente se dão conta da complexidade que envolve o grande evento. Também ignoram que estarão ansiosos e emotivos, não apenas no dia do casamento, mas em todo o processo que o antecede.

Não vale a pena dividir a felicidade com um grande peso de preocupações. Deixe que o cerimonialista administre as partes chatas do evento, enquanto você, seu noivo e entes queridos celebram o amor e o futuro!

Entre em contato conosco e solicite orçamento para a contratação de cerimonialista. Será o investimento do qual você jamais se arrependerá!

05 Jun 2019

Cerimonialista: você sabe qual a importância desse profissional para a sua festa ?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento casamento rio de janeiro cerimonial cerimonial rio de janeiro cerimonialista cerimonialista de casamento cerimonialista rio de janeiro melhor cerimonial do rio noiva noivado profissional de casamento vamos casar

Quem viu também curtiu

27 de Ago de 2019

Casamento no Outeiro da Gloria - Você Sabia?

16 de Set de 2021

Como organizar o seu orçamento!

21 de Ago de 2019

Casamento ao ar livre

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp